Plataformas online ajudam a compreender evolução dos casos da Covid-19 no Brasil

A pandemia da Covid-19 no mundo e no Brasil reforçou a importância da inovação no uso das tecnologias digitais, além da construção de políticas de gestão para o país.

Com esse intuito, professores, pesquisadores e gestores de saúde tem se esforçado para garantir a melhor transparência dos dados da Covid-19 no Brasil.

O objetivo é oferecer esses dados para que a população tenha conhecimento e que os gestores com base nas informações desenvolvam políticas que assegurem a assistência a sociedade de acordo com a realidade local.

Plataformas 

  1. Plataforma do Ministério da Saúde

O painel foi desenvolvido para ser o veículo oficial de comunicação sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil. A atualização dos dados sobre casos e óbitos confirmados em decorrência da doença no Brasil é realizado diariamente pelo Ministério da Saúde através das informações oficiais repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde das 27 Unidades Federativas brasileiras.

Para mais informações acesse:  https://covid.saude.gov.br/

  1. Brasil.IO

Para conter a epidemia da Covid- 19 no Brasil, 40 voluntários diariamente, compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde, disponibilizando uma base de dados com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município.

No portal você pode acessar um panorama nacional da situação dos casos notificados da doença, óbitos, municípios atingidos, população desses municípios e os municípios que registraram óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Para mais informações acesse: www.brasil.io/covid19

  1. Monitora Covid19

O painel da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta uma estimativa da situação do Brasil e Unidades Federativas baseada no número de casos e óbitos notificados e em cenários baseados no comportamento da doença em outros países.

Além disso, estão disponíveis informações sobre a incidência diária de casos e óbitos por dia, casos acumulados desde o inicio das notificações no Brasil, estatísticas do registro civil relacionados aos óbitos confirmados e suspeitos, informações do Sistema de Vigilância Epidemiológica, com informações do Ministério da Saúde.

Ainda na plataforma Monitora Covid19, você encontra informações sobre uso do medicamento cloroquina e hidroxicloroquina entre os pacientes.

Para mais informações acesse: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/

Compartilhe: