9 estados têm mais Bolsa Família que emprego formal

Nove estados brasileiros possuem mais famílias recebendo o Bolsa Família do que empregados com carteira assinada, todos estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.

Os dados são de fevereiro de 2026 e foram revelados nesta sexta-feira (3) pelo Poder360, que cruzou informações do Ministério do Desenvolvimento Social e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Considerando informações de fevereiro deste ano, o Maranhão lidera o índice de dependência, registrando 460 mil famílias a mais no programa de transferência de renda do que postos de trabalho formais.

Os estados com maior excedente de beneficiários em relação aos empregos formais, são:

  • Maranhão (MA): 460.043 beneficiários a mais;
  • Pará (PA): 232.117 beneficiários a mais;
  • Piauí (PI): 163.337 beneficiários a mais;
  • Bahia (BA): 85.914 beneficiários a mais
  • Paraíba (PB): 76.449 beneficiários a mais;
  • Amazonas (AM): 21.554 beneficiários a mais;
  • Alagoas (AL): 20.789 beneficiários a mais;
  • Acre (AC): 8.798 beneficiários a mais;
  • Amapá (AP): 8.773 beneficiários a mais.

No extremo oposto, São Paulo apresenta o maior superávit de emprego, com 12,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada a mais do que beneficiários do auxílio.

A proporção de dependência do Bolsa Família na economia do trabalho está em 38,6 beneficiários para cada 100 pessoas com carteira assinada, em fevereiro de 2026.

Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: