O programa Infra Inteligente, do Grupo Aegea – que controla as concessionárias Ambiental MS Pantanal (AMSP) e Águas Guariroba no estado -, foi tema de destaque do “Fórum Saneamento 2021”, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo.
Pioneiro no setor, o cadastro e digitalização de plantas e ativos da Sanesul teve início em fevereiro, na etapa de “operação assistida” da AMSP.
Criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea, a MS Pantanal propõe-se a impulsionar os investimentos no saneamento, a fim de garantir a universalização do tratamento de esgoto no estado dentro da próxima década.
Equipes de engenheiros, topógrafos e eletromecânicos da MS Pantanal vêm trabalhando no mapeamento inteligente e digitalização de todos os ativos da Sanesul desde fevereiro, nos 68 municípios onde a estatal já atua.
Foram percorridas cerca de 200 estações elevatórias de esgoto e 68 estações de tratamento. Para isso, a empresa lançou mão de equipamentos de última geração, como um drone capaz de produzir modelos tridimensionais das plantas.
Além disso, o Infra Inteligente permite a realização de visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento.
O programa é reconhecido mundialmente, sendo um dos finalistas do Year in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.
De acordo com o diretor, o Infra Inteligente é um programa inédito no setor de saneamento, trazido pela Aegea, e inspirado nas experiências de companhias de saneamento em países como Reino Unido e Canadá.