O Governo do Estado anuncia nesta terça-feira (6) no Bioparque diversas iniciativas importantes na área ambiental.
O principal anúncio será do Projeto Sementes do Taquari, que vai reflorestar uma área de 1.800 hectares de solo degradado localizada nas cabeceiras do rio Taquari, na região Norte do Estado.
Será o maior projeto de recuperação ambiental em unidade de conservação do Brasil.
Outros dois programas relevantes serão lançados na ocasião: o Monitor de Geração de Alertas de Desmatamento Ilegal e o Sistema de Certificação Ambiental.
Com esses programas, o Imasul conseguirá acompanhar por imagens de satélite a situação do remanescente florestal, a execução de supressão vegetal.
O Governo anuncia, ainda, o Programa Estadual de Sanidade Florestal e um novo PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) visando a conservação da água e do solo na região de Bonito.
Será também assinada a resolução que estabelece os critérios para elaboração do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa que servirá de diretriz para licenciamento ambiental de futuros empreendimentos.
Na sequência serão anunciados dois investimentos que totalizam cerca de R$ 6 milhões: a reforma da sede do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e a reforma da sede do Imasul.
Por fim, uma notícia há muito esperada pelos servidores do Imasul: a realização de concurso público para seleção de pessoal.
fonte:João Prestes, Semadesc