Lula é denunciado por genocídio yanomami no Tribunal Internacional de Haia

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) fez uma denúncia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, devido ao crescimento no número de fatalidades entre os indígenas Yanomami.

A denúncia foi motivada pela notícia de que a Terra Yanomami sofreu 363 óbitos no primeiro ano do governo Lula, representando um aumento de 5,8% no total de mortes, visto que em 2022 foram contabilizadas 343.

“Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse do Palácio do Planalto em 2023 e promoveu amplamente sua intenção de conter o número de mortes de yanomamis, contudo, não implementou e, ainda pior, contribuiu para que a taxa de mortalidade subisse”, Gayer afirmou no documento enviado ao TPI.

O relatório submetido à Corte Internacional também fornece informações sobre o crescimento da mineração ilegal e os incidentes de desmatamento que acontecem na Terra Indígena Yanomami, situada nos estados do Amazonas e Roraima.

“Diante da grave omissão do atual Governo brasileiro, os indígenas têm sido expostos ao contato com garimpeiros e madeireiros que atuam ilegalmente na região. Há também casos crônicos de desnutrição e doenças”, apontou Gayer.

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso twitter: @mspontocom

fonte: Folha Destra

Compartilhe: