HEINEKEN ensina como fazer reuniões que não desperdiçam tempo

Desde 2023, o Grupo HEINEKEN tem implementado o “Modo Reunião”, um guia de boas práticas para reuniões online que estabelece sete passos simples e eficazes para otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

A iniciativa surgiu em resposta às mudanças no ambiente de trabalho durante e após a pandemia, quando a companhia adotou o teletrabalho em suas áreas corporativas.

Em 2024, a ação foi direcionada para quatro áreas administrativas – Finanças & Compras, Marketing, Digital & Tecnologia e People – que registraram uma melhoria de 18%.

A ideia foi concebida para combater o excesso de reuniões, permitindo que os colaboradores direcionem seu tempo para atividades que favoreçam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal.

Os sete pilares do “Modo Reunião”

O guia estabelece práticas simples, mas transformadoras, que incluem:

  1. Reuniões devem ocorrer dentro do horário de trabalho. Além disso, é importante reservar na agenda alguns horários de foco para leitura de emails, chats ou trabalhos que necessitem de concentração.
  2. Limitação da duração entre 25 e 45 minutos, para que os minutos restantes sejam usadas para pausas e praticar o autocuidado.
  3. Reuniões acima de 1h30 precisam incluir 10 minutos de descanso.
  4. Proibição de agendamentos no horário de almoço.
  5. Sextas-feiras à tarde livres de reuniões para que os profissionais tenham mais tempo de foco e organização da próxima semana.
  6. Reuniões com a equipe de vendas devem ocorrer preferencialmente às segundas-feiras.
  7. Limitação de sete slides para apresentações.

Além dessas diretrizes, há orientações adicionais para organizadores e participantes de reuniões:

  • Organizadores devem garantir que os convites sejam enviados às pessoas certas, com objetivos e ações bem definidos, e sempre com antecedência mínima de 24 horas.
  • Participantes devem questionar convites sem propósito claro e, caso não possam participar, delegar um representante do time.

Todos são incentivados a manter foco total nas reuniões, evitando o uso de celulares e silenciando notificações.

Sobre o Grupo HEINEKEN:

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.

Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram e X:  @mspontocom

Compartilhe: