Campo Grande foi destaque nacional durante o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado em Belo Horizonte (MG), entre 15 a 18 de junho, ao conquistar reconhecimento por duas experiências exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS).
A premiação ocorreu na 20ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”
As ações premiadas foram idealizadas e desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família (USF) Santa Emília e Serradinho em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Projeto 1 – Telefisioterapia melhora acesso e reduz fila de espera
Na USF Santa Emília, o projeto de implantação da Teleinterconsulta em Fisioterapia foi reconhecido como uma das experiências mais relevantes do país. A proposta nasceu da necessidade de ampliar o acesso à reabilitação de pacientes com dificuldades de locomoção ou que vivem em regiões mais afastadas.
Utilizando a tecnologia de videoconferência, o atendimento fisioterapêutico passou a ser realizado de forma remota, com acompanhamento contínuo dos profissionais da própria unidade.
A estratégia impactou diretamente a qualidade de vida dos pacientes e reduziu significativamente a fila de espera por fisioterapia, oferecendo tratamento dentro do território e evitando deslocamentos a centros de especialidades.
Projeto 2 – Cuidado multidisciplinar no combate à obesidade
Já na USF Serradinho, o destaque foi o projeto de enfrentamento da obesidade por meio de um grupo multidisciplinar de promoção à saúde.
A iniciativa conta com a atuação integrada de residentes, médicos, enfermeiros, agentes comunitários e outros profissionais da unidade para orientar e acompanhar usuários em mudanças de hábitos e melhora da qualidade de vida.
O grupo atende exclusivamente moradores da área de abrangência da unidade e recebe, em média, de 25 a 35 participantes por edição.
A metodologia inclui orientações nutricionais, incentivo à atividade física e acolhimento psicológico. “
Reconhecimento nacional e valorização da APS
Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, o reconhecimento das iniciativas mostra o compromisso da gestão em investir em soluções que impactam diretamente a vida das pessoas.
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br