Em alusão à Semana do Cooperativismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou uma homenagem especial ao setor, por meio da entrega de Moção de Congratulação.
A solenidade celebrou a força do movimento cooperativista no estado e no país, destacando os avanços conquistados e o reconhecimento político conquistado pelas cooperativas sul-mato-grossenses.
A iniciativa foi conduzida pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP).
A sessão contou com a presença de lideranças do cooperativismo, parlamentares estaduais, representantes do Sistema OCB/MS e autoridades.
Durante a tribuna, o deputado Rinaldo ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Reafirmo meu compromisso com esse setor, vamos seguir fortalecendo o diálogo com o Poder Público, com foco no progresso e justiça social. A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Um reconhecimento que reforça a relevância do cooperativismo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, destacou.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, agradeceu a homenagem e reforçou a importância do apoio do Legislativo estadual.
“Esse reconhecimento público é resultado de um trabalho sério e contínuo que realizamos junto às cooperativas e à sociedade. A Frente Parlamentar tem sido um canal fundamental para promover políticas públicas, garantir segurança jurídica, incentivar a inovação e ampliar o apoio técnico às cooperativas. Ver todos os 24 deputados estaduais signatários da FRENCOOP é um orgulho para o nosso estado e um exemplo nacional de compromisso com o modelo cooperativista”, afirmou.
Mato Grosso do Sul é um dos únicos estados do Brasil em que todos os parlamentares estaduais são signatários da FRENCOOP, o que demonstra o fortalecimento do diálogo entre o Parlamento e o Sistema OCB/MS e consolida o estado como referência nacional no apoio ao cooperativismo.
A atuação do Sistema OCB/MS na articulação institucional foi destacada como essencial para a consolidação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das cooperativas no estado.