Os Estados Unidos preparam novas sanções contra autoridades brasileiras, segundo o analista de assuntos internacionais Lourival Santana, da CNN.
As medidas devem ser anunciadas na próxima semana e terão como alvo ministros do STF e integrantes do governo Lula.
A iniciativa seria uma retaliação às punições contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-SP) e aos avanços na regulamentação das big techs no Brasil.
De acordo com o analista, as sanções teriam como base a Lei Magnitsky, uma legislação dos EUA que autoriza a aplicação de medidas econômicas e restrições de entrada no país contra pessoas acusadas de corrupção ou de violar direitos humanos.
Entre as sanções previstas estão: congelamento de bens e ativos mantidos em território norte-americano; bloqueio de acesso a serviços bancários e comerciais; aplicação de sanções secundárias, que atingiriam empresas ou instituições que mantenham negócios com os alvos da lista.
PRESSÃO SOBRE LULA E MORAES
Depois de alguns dias amenos há cerca de uma semana, com redução de chances de mais sanções dos EUA contra juízes e autoridades brasileiras, o quadro se inverteu.
Agora, voltaram a ser reais os riscos de haver novas sanções, sobretudo por conta da escalada da retórica beligerante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de algumas decisões controversas do ministro Alexandre de Moraes.
fonte: Poder 360


