
Por meio de investimentos e parcerias, o governo de São Paulo tem desenvolvido iniciativas que visam a propiciar um futuro profissional de sucesso aos alunos da rede pública.
É o caso, por exemplo, do Provão Paulista –uma avaliação seriada, feita durante os 3 anos do ensino médio.
Funciona como um vestibular e permite o acesso a milhares de vagas, em algumas das principais universidades e faculdades do país que ficam no Estado.
Até 2025, 46.476 vagas foram disponibilizadas.
Pela 1ª vez, em 2025, o Provão Paulista também foi aplicado a estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que não puderam concluir o ensino médio na idade regular.
INÍCIO DA CARREIRA PROFISSIONAL
Os alunos da rede estadual de São Paulo que optaram pelo itinerário formativo técnico profissional contam também com o Beem (Bolsa Estágio do Ensino Médio) –programa do governo de São Paulo, feito em parceria com empresas.
O objetivo é facilitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho formal, aperfeiçoando os conhecimentos com a prática da profissão.
Neste ano, são 10.000 estudantes estagiando pelo programa.
Por até 6 meses, o valor do estágio é pago pelo Estado.
Nesse período, a Secretaria de Educação de São Paulo também fica responsável pelo seguro contra acidentes.
Depois do semestre inicial, o jovem pode ser contratado diretamente pelas companhias, seguindo como estagiário ou passando a jovem aprendiz ou funcionário.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Atento às demandas atuais de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, o governo paulista criou o Prontos pro Mundo –projeto de intercâmbio internacional para os alunos da rede estadual e municipais do Estado.
Uma iniciativa inédita, cujo investimento estimado é de R$ 85 milhões, de acordo com a administração estadual.
fonte: Poder 360
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


