A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Campo Grande reuniu, nesta quinta-feira (29/01), representantes das instituições parceiras da Ação Agro Social para apresentar oficialmente o calendário de atividades de 2026.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população rural de Campo Grande a serviços públicos essenciais, promovendo cidadania, saúde, assistência social e o fortalecimento da agricultura familiar.
A Ação Agro Social leva atendimentos diretamente às comunidades do campo, facilitando o acesso de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até a área urbana.
Além de aproximar o poder público da população rural, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Calendário da Ação Agro Social – 2026
As ações ocorrerão sempre no período da manhã, das 8h às 13h, conforme o cronograma:
21/03/2026 – Assentamento Três Corações
09/05/2026 – Comunidade Quilombola Chácara Buriti
27/06/2026 – Escola Municipal Agrícola G. A. E. de Figueiredo
22/08/2026 – Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima
19/09/2026 – Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco
07/11/2026 – Assentamento Estrela Campo Grande
Parcerias fortalecem o acesso à cidadania
Durante a apresentação do calendário, representantes das instituições parceiras reforçaram a importância do trabalho integrado.
O diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Daniel Ferreira de Freitas, destacou que a ação amplia o acesso à documentação básica.
“Essa parceria permite levar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional a moradores que vivem mais distantes da área urbana. O documento é fundamental para o acesso a direitos como benefícios sociais, matrícula escolar, aposentadoria e viagens, além de contar com alto nível de segurança, equivalente ao dos passaportes”, explicou.
Ele também orientou que a população leve certidões originais de nascimento ou casamento para garantir o atendimento.
Representando o Senar/MS, o assessor técnico dos Programas de Saúde, Lucas Corrêa, destacou que a parceria tem ampliado o acesso dos pequenos produtores à capacitação e à tecnologia.
“A participação do Senar na Ação Agro Social permitiu levar oficinas, como as de uso de drones, além de apresentar cursos e programas voltados à agricultura familiar”.
Segundo ele, a atuação da Assistência Técnica e Gerencial tem sido um diferencial.
“Esse trabalho contribui para uma gestão mais estratégica da produção, auxiliando no crescimento das famílias e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Com o calendário definido, conseguiremos ofertar ainda mais serviços”, afirmou.
Com o calendário definido, Campo Grande reforça o convite para que a população rural participe das ações e aproveite os serviços ofertados, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


