Águas Guariroba e Instituo Arara Azul instalam ninhos em Campo Grande

arara fernanda fontoura

foto: Fernanda Fontoura

A maior estação de tratamento de água de Campo Grande ganhou dez ninhos artificiais de araras.

Através de um convênio firmado entre a Águas Guariroba e o Instituto Arara Azul, o Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade vai pesquisar e monitorar os ninhos instalados na área da ETA Guariroba, na Capital.

O objetivo é resgatar a biodiversidade local fomentando a reprodução de espécies de araras-canindé e araras vermelhas.

Presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes destaca que a parceria com a Águas Guariroba é valiosa porque possibilita a ampliação de um projeto voltado para a preservação do meio ambiente na Capital.

“Isso concretiza os nossos sonhos de possibilitar o aumento da biodiversidade na cidade. Já somos privilegiados em Campo Grande de ter uma rica biodiversidade, e a gente gostaria que isso se mantivesse e até aumentasse, comentou.

José João Fonseca, presidente da Águas Guariroba, explica que a concessionária tem o compromisso de realizar ações que contribuam para a preservação ambiental. “A arara é um símbolo de Mato Grosso do Sul. Nós temos áreas verdes, parques, temos um viveiro de mudas, então nada melhor do que coroar tudo isso tendo uma reprodução de arara dentro das nossas unidades, finalizou.

Adote um ninho

A Águas Guariroba firmou a primeira parceria com o Instituto Arara Azul em 2014, por meio da campanha Adote um ninho.  A ação tem o objetivo de arrecadar recursos e dar visibilidade à importância da preservação da espécie no Pantanal.

Dois ninhos já foram adotados pela Águas Guariroba, incentivando a reprodução de araras azuis em seu habitat natural.

A parceria rendeu dois “afilhados” para a concessionária, são filhotes de araras que nasceram nos ninhos adotados pela empresa.

Compartilhe: