À frente de países como Austrália, Noruega, Canadá e dos EUA, o Brasil foi eleito pelo ranking do Banco Mundial como o 7º país líder em transformação digital do serviço público.
A informação está presente no ranking GovTech Maturity Index 2020, que pesquisou e avaliou quesitos de transformação do serviço público em 198 países.
As empresas públicas brasileiras responsáveis pela implementação de todos os sistemas são a Dataprev e o Serpro.
As duas empresas são responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de plataformas como o Gov.br, o programa de preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda, o Auxílio Emergencial, Meu INSS, dentre centenas de outros programas e aplicativos públicos e gratuitos para que brasileiros exerçam sua cidadania.
Ainda há gargalos importantes no acesso a esses programas, causados também pela administração federal, como a falta de acesso à internet em todas as regiões do País e o chamado “analfabetismo digital”, do qual muitos cidadãos brasileiros padecem.
Serpro e Dataprev têm mantido o Brasil no mesmo pelotão dos líderes mundiais de tecnologia da informação e a divulgação desse ranking comprova isso.
As digitalizações têm ajudado o Estado a reduzir custos e a se aproximar mais dos cidadãos, e foram ainda mais imprescindíveis durante uma pandemia cujo vírus se espalha pelo ar.