Colheita do milho em Mato Grosso do Sul tem estimativa de safra recorde

Mato Grosso do Sul iniciou nesta a colheita de milho 2ª safra com expectativa de produção estimada em 9.552 milhões de toneladas.

O montante é 6% maior que a previsão inicial de 9 milhões de toneladas, o que representa a melhor safra de milho da história do Estado.

Os dados foram apresentados com base no levantamento do SIGA-MS, o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio.

A expectativa de produtividade saltou de 78,2 sc/ha para 83 sc/ha e pode chegar a 85 sacas por hectare, considerando a janela de colheita para lavouras plantadas até 10 de março.

A área plantada com milho safrinha nesta safra foi de 1.918 milhões de hectares.

O cultivo do milho tem importância estratégica para a indústria brasileira por ser o principal insumo para a produção de aves e suínos. O cultivo de cerais emprega mais de 2 mil trabalhadores formais no MS e 67,41% da produção estadual de milho é destinada a atender ao mercado doméstico.

O Presidente da Famasul, Maurício Saito ressaltou que os números são importantes e motivo de comemoração, mas sem esquecer dos desafios que o setor enfrenta. “A projeção de uma supersafra para o milho safrinha no estado traz também novos desafios para o setor agrícola”.

fonte: Kelly Ventorim com Priscilla Peres – Agro Agência

Compartilhe: