Concurso INSS 2019: autorização pode sair este mês

É grande a expectativa para que seja concedida, ainda em maio, a autorização para o  novo concurso do INSS.

Em decisão divulgado em 23 de abril, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a liberação saia em um prazo de 30 dias, ou seja, até o final deste mês.

O pedido de um novo edital já foi encaminhado ao presidente do Instituto, Renato Rodrigues Vieira, assinado pela procuradora federal dos direitos do cidadão Deborah Macedo Duprat; e procuradora regional dos direitos do cidadão do Distrito Federal, Eliana Pires Rocha.

De acordo com o ofício encaminhado ao presidente do INSS, tramita no MPF inquérito civil com o objetivo de apurar a precariedade, a demora, a falta de estrutura física e de pessoal nas agências da Previdência Social, além da incapacidade do INSS em atender às demandas existentes em tempo adequado.

Por este motivo, o MPF encaminhou a recomendação, tendo em vista a necessidade de adoção de medidas necessárias para sanar tais irregularidades, por meio da realização do novo certame.

Agora, caberá ao Ministério da Justiça e ao INSS determinar a oferta de vagas, bem como respectivos cargos que serão autorizados. Porém, já está certo que o número não deve ser inferior ao atual déficit. Além disso, o concurso também deverá servir parar formar cadastro reserva de pessoal.

 

fonte: Camila Diodato, JC

Compartilhe: