Deltan Dallagnol, ex-procurador e ex-deputado federal, expressou críticas à intervenção do ministro Gilmar Mendes, do STF, no caso que resultou na recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF.
“Dessa vez o escândalo envolve a CBF, a faculdade de Gilmar em Brasília e milhões de reais em jogo”, afirmou nas redes sociais o ex-procurador, que atuou na Operação Lava Jato.
“Esse aqui é com certeza um dos maiores escândalos da história da República Brasileira, e olha que eu já vi muito escândalo na minha vida, viu?”
As críticas apareceram após a publicação de um artigo da revista Piauí, onde mais uma vez foi revelada a ligação entre a CBF e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição fundada por Gilmar Mendes.
Em agosto de 2023, o IDP assumiu a administração dos cursos da CBF Academy, ficando com uma parcela de 84% (cerca de R$ 9,2 milhões) da receita produzida, enquanto a CBF ficou com os 16% remanescentes.
A formalização do contrato se deu no mesmo ano em que a CBF estava lidando com problemas judiciais.
“Os escritórios de Brasília, entre os quais o de Rafael Barroso Fonteres, sobrinho do ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do STF, já tinham perdido no STJ, Superior Tribunal de Justiça, e no próprio Supremo”, disse Dallagnol. “A situação estava complicada para Ednaldo.”
SORTEIO COM BOLINHA GELADA NO STF
Dallagnol expressou críticas por o processo não ter sido direcionado ao ministro André Mendonça, que anteriormente já havia deliberado sobre questões relacionadas ao tema.
Ele enfatizou que o processo, ao contrário, foi realocado através de um sorteio determinado pelo presidente do STF, Luiz Roberto Barroso.
O ministro Gilmar Mendes foi o novo relator escolhido no sorteio.
“E, procurado para explicar a decisão, Barroso não se manifestou”, disse Dallagnol. “O julgamento do recurso caiu nas mãos do ministro Gilmar Mendes. E foi uma dádiva. Gente, é sempre a mesma história.”
Uma liminar que permitiu o retorno de Ednaldo ao seu cargo foi concedida pelo ministro Gilmar Mendes em janeiro de 2024.
As informações são da Revista Oeste.
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom


