Embaixada da França oferece bolsas de estudos parciais para graduação e pós-graduação

A Embaixada da França no Brasil oferecerá mais de 60 bolsas parciais aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que estejam participando do processo de candidatura às universidades públicas francesas, nos níveis da graduação (Licence) e pós-graduação (Master).

Os estudantes contemplados receberão uma exoneração parcial das taxas universitárias, devendo arcar com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para a graduação e 243 euros para a pós-graduação.

Sem o benefício, as taxas correspondem a 2770 e 3770 euros, respectivamente.

As bolsas não preveem a cobertura de outros gastos, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas, etc.

O critério para a obtenção do benefício é a excelência acadêmica. Serão analisados os históricos escolares, testes de proficiência, currículo e motivações dos candidatos.

As bolsas fazem parte do programa “Bienvenue en France”, anunciado no final de 2018 por Édouard Philippe, primeiro-ministro francês. O objetivo do programa é melhorar as condições de acolhimento e recepção de estudantes internacionais na França. Além de triplicar o número de bolsas de estudos, estão previstas medidas como facilitar a obtenção de vistos e aumentar o número de formações oferecidas em inglês.  

Aqueles que realizaram a sua candidatura pela plataforma “Études en France” já estão concorrendo e não precisam realizar nenhum procedimento complementar.

Já os estudantes que realizaram as candidaturas diretamente nas instituições ou via plataforma Parcoursup deverão enviar seus dossiês pré-consulares, na plataforma, até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019.

Os candidatos poderão esclarecer suas dúvidas através do e-mail: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

Link para acessar o edital das bolsas: https://www.bresil.campusfrance.org/pt-br/system/files/medias/documents/2019-05/Edital%20Bolsa%20Bienvenue.pdf

Compartilhe: