EUA pede que FBI investigue Lula e Moraes sobre censura no Twitter

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos enviou um ofício ao FBI pedindo esclarecimentos sobre uma ligação com o governo brasileiro no bloqueio de perfis em redes sociais, em especial no X (ex-Twitter).

 No texto, os deputados pedem uma série de registros oficiais de conversas entre o FBI e autoridades brasileiras sobre os pedidos do TSE e do STF  para o banimento de contas nas plataformas.

O documento foi divulgado pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger, autor da reportagem sobre o Twitter Files Brazil, em seu perfil no X nesta 4ª feira (22.mai.2024).

“A maioria dos americanos pensa que o Brasil é uma democracia liberal, mas não é. O presidente Lula está reprimindo a liberdade de expressão, e um juiz desonesto da Suprema Corte chamado Alexandre de Moraes está exigindo que as plataformas de mídia social proíbam jornalistas e políticos de quem ele não gosta”, disse.

Ele afirma que depois da divulgação do conteúdo “todos podem ver a censura criminosa” de Lula e de Moraes. “E o Congresso dos EUA exige respostas do FBI sobre o seu papel na marcha do Brasil para o totalitarismo”, completou.

“Os registros revelam que, pelo menos desde 2022, o STF no Brasil, onde Moraes atua como juiz, e o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, também liderado por Moraes, ordenaram que a X Corp suspendesse ou removesse quase 150 contas na plataforma.

A maioria das demandas de censura foram direcionadas especificamente a críticos do atual governo brasileiro”, diz o relatório.

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso X (twitter): @mspontocom

Compartilhe: