Governo MS e Sebrae fortalecem Núcleos de Inovação Tecnológica

Transformar boas ideias em soluções reais foi o ponto de partida do 1º Seminário da Rede NITs de Mato Grosso do Sul, realizado  em Campo Grande, pelo Governo do Estado com apoio do Sebrae/MS.

O encontro reuniu representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de diversas instituições para discutir caminhos que conectem ciência, mercado e desenvolvimento.

A iniciativa marca um passo na consolidação da Rede Estadual de NITs, construída ao longo de 2025.

A proposta é fortalecer esses núcleos dentro das universidades e ampliar a capacidade de transformar estudos científicos em produtos, serviços e tecnologias úteis ao setor produtivo.

Para o secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, o seminário representa um avanço importante no ecossistema de inovação.

“A consolidação da Rede é decisiva para aproximar a produção científica das demandas reais do setor produtivo. Temos avançado na criação de condições para fortalecer a inovação em Mato Grosso do Sul, ampliando nossa capacidade de desenvolver soluções, reduzir burocracias e transformar conhecimento em resultados concretos para a sociedade. Ciência, tecnologia e inovação são, de fato, os grandes criadores de futuro para o Estado”, pontuou Verruck.

Na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou a importância do trabalho conjunto.

“Estamos celebrando um ano de construção coletiva e preparando o caminho para 2026, fortalecendo a integração entre pesquisa, ciência, tecnologia e negócios. O ecossistema de inovação do Estado está pulsante, e o Sebrae tem orgulho de contribuir para que ideias acadêmicas se transformem em soluções que impulsionem o desenvolvimento.”

Desde outubro de 2025, os núcleos recebem acompanhamento técnico por meio de consultoria realizada pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), fruto de convênio entre Semadesc e Sebrae/MS.

O trabalho incluiu diagnósticos individuais e a elaboração de planos de ação para aprimorar processos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

O acompanhamento segue até 2026, com foco na qualificação das equipes para ampliar a proteção e o licenciamento de patentes.

Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: