Desde 2023, o Grupo HEINEKEN tem implementado o “Modo Reunião”, um guia de boas práticas para reuniões online que estabelece sete passos simples e eficazes para otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
A iniciativa surgiu em resposta às mudanças no ambiente de trabalho durante e após a pandemia, quando a companhia adotou o teletrabalho em suas áreas corporativas.
Em 2024, a ação foi direcionada para quatro áreas administrativas – Finanças & Compras, Marketing, Digital & Tecnologia e People – que registraram uma melhoria de 18%.
A ideia foi concebida para combater o excesso de reuniões, permitindo que os colaboradores direcionem seu tempo para atividades que favoreçam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal.
Os sete pilares do “Modo Reunião”
O guia estabelece práticas simples, mas transformadoras, que incluem:
- Reuniões devem ocorrer dentro do horário de trabalho. Além disso, é importante reservar na agenda alguns horários de foco para leitura de emails, chats ou trabalhos que necessitem de concentração.
- Limitação da duração entre 25 e 45 minutos, para que os minutos restantes sejam usadas para pausas e praticar o autocuidado.
- Reuniões acima de 1h30 precisam incluir 10 minutos de descanso.
- Proibição de agendamentos no horário de almoço.
- Sextas-feiras à tarde livres de reuniões para que os profissionais tenham mais tempo de foco e organização da próxima semana.
- Reuniões com a equipe de vendas devem ocorrer preferencialmente às segundas-feiras.
- Limitação de sete slides para apresentações.
Além dessas diretrizes, há orientações adicionais para organizadores e participantes de reuniões:
- Organizadores devem garantir que os convites sejam enviados às pessoas certas, com objetivos e ações bem definidos, e sempre com antecedência mínima de 24 horas.
- Participantes devem questionar convites sem propósito claro e, caso não possam participar, delegar um representante do time.
Todos são incentivados a manter foco total nas reuniões, evitando o uso de celulares e silenciando notificações.
Sobre o Grupo HEINEKEN:
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom