Imprensa internacional muda conceito sobre o Brasil após a RIO 2016

rioPouco mais de um mês do encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, o Ministério do Turismo divulgou pesquisa sobre as impressões deixadas pelo evento com a imprensa estrangeira, profissionais que vieram para o Brasil para cobrir o  evento.

As boas avaliações mudam a imagem do Brasil com a imprensa internacional, pelo menos no que diz respeito ao Jogos Olímpicos. S

“Ter resultados tão positivos junto a esse público formador de opinião é muito importante. Por características intrínsecas à profissão, os jornalistas são mais críticos e exigentes. Conseguimos mostrar que o Brasil está preparado e que podemos sediar grandes eventos e receber bem os turistas”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

A pesquisa, realizada entre 6 e 24 de agosto, contou com a participação de 435 profissionais da área.

Destes, 83% cobriram grandes eventos nos últimos anos cinco anos. Ainda de acordo com o estudo, 90,5% dos entrevistados afirmaram que a viagem ao Brasil atendeu ou superou as expectativas.

Quando o assunto é infraestrutura, a melhor avaliação foi dos aeroportos, recomendados por 94,2%.

Na sequência aparecem ‘disponibilidade de voos no Brasil’ (88,8%) e serviços de táxi (86,1%). Conhecido por suas diversas atrações, o País obteve bons números nos atrativos turísticos (99,1%) e diversão noturna (95,5%).

Já os preços, em geral, tiveram boa aceitação, entretanto, menor do que os outros quesitos. O valor do transporte público agradou 84,2%, mesma taxa dos atrativos turísticos. Telefonia e internet, por mais que bem avaliados, foram os piores nos preços, com 78,1%.

Ainda de acordo com o estudo, a avaliação positiva deve resultar em um crescimento de 62% das menções positivas ao País nos próximos meses, contra 36,8% em relação ao período anterior aos Jogos. O número de matérias negativas, por sua vez, deve reduzir de 22,8% para 7,2% pós-competição.

Pontos Negativos

Os aspectos negativos apontados pelos estrangeiros foram mobilidade urbana e transportes (21%), falta de segurança (13%) e falta de organização dos Jogos (12%).

Além disso, a midia internacional registrou descontentamento em relação à mobilidade na cidade com transporte oficial (8%) e distância entre os pontos olímpicos (6%).

Fonte: AE

Compartilhe: