Instituto disponibiliza materiais para professores em processos de inovação pedagógica

O Instituto Crescer lançou e disponibilizou gratuitamente os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede”, cuja finalidade é colaborar com professores dispostos a inovar em suas metodologias de ensino.

No guia “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” são apresentadas metodologias ativas testadas a partir de práticas implementadas diretamente junto a alunos, ou indiretamente por meio de atividades de formação de profes­sores organizadas pelo Instituto Crescer ou ainda, por consultores parceiros. Além de mostrar caminhos para inovar, o intuito de compartilhar o material é abrir espaço para reflexão de como vivenciar estas experiências da melhor forma. “Para trabalhar com metodologias ativas, é fundamental estar disposto a romper estruturas arcaicas e engessadas de ensino. É preciso virar a chave, pensar a educação de uma forma como nunca foi pensada e bons exemplos ajudam neste processo”, defende Luciana Allan.

Já o guia “Oficinas Crescer em Rede” é um documento que traz a sistematização de um conjunto de oficinas pedagógicas que podem ser aplicadas junto a crianças e adolescentes em qualquer contexto de aprendizagem, na educação formal como atividades complementares ao trabalho que é feito em sala de aula ou no contraturno, como apoio ao projeto Mais Educação do Ministério da Educação, por exemplo, ou ainda no contexto da educação informal, em atividades desenvolvidas por instituições do terceiro setor ou em ações de voluntariado.

As oficinas foram planejadas para um período de 3 horas, utilizando de recursos materiais simples que podem ser encontrados em qualquer escola. Todas as oficinas seguem a mesma sequência didática, tendo como objetivo colaborar para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais das crianças e jovens participantes. Os guias são disponibilizados em forma de planos de atividades, contendo: detalhamento de como realizar; materiais a serem utilizados e tempo de aplicação de cada etapa.

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