Mapa e MS lançam programa anti-burocracia e que fortalece o agronegócio

AGRONEGÓCIO-O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi e o governador Reinaldo Azambuja lançam na quinta-feira (21.9), em Campo Grande, um conjunto de ações para fortalecer toda a cadeia do agronegócio, reduzir a burocracia e facilitar o trabalho dos produtores rurais.

O lançamento será realizado às 17h de quinta-feira (21) no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Na cerimônia, o Mapa lança oficialmente o Plano de Modernização e Desburocratização da Agricultura em Mato Grosso do Sul e o governador Reinaldo Azambuja assina a adesão do Estado às ações do Governo Federal, instituindo o Agro + MS.

Transparência

O Agro+ tem três objetivos: transparência e parcerias, melhoria do processo regulatório e normas técnicas e facilitação do comércio exterior.

Entre as medidas, estão o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF); o lançamento do sistema de rótulos e produtos de origem animal; a alteração da temperatura de congelamento da carne suína (-18ºC para -12ºC); a revisão de regras de certificação fitossanitárias; e o aceite de laudos digitais também em espanhol e inglês

De acordo com o Ministério, essas medidas vão modernizar e dinamizar a administração do Mapa, sem que haja perda do rigor com a defesa sanitária.

No âmbito do Governo Federal são 69 medidas destinadas à desburocratização do agronegócio que vão permitir que o setor privado e o governo tenham um ganho de eficiência calculado em R$ 1 bilhão ao ano, o que representa 0,2% do faturamento anual do agronegócio (cerca de R$ 500 bilhões).

foto: Revista Agrícola

Compartilhe: