Medida desastrosa de Lula leva China a comprar soja dos EUA

Uma inesperada mudança fiscal no Brasil, o maior exportador mundial de soja, está levando os compradores chineses a abastecerem-se nos Estados Unidos.

Desde o anúncio de Lula na terça-feira (4), os importadores chineses, que representam o maior comprador global de commodities, adquiriram pelo menos 208 mil toneladas de soja, conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

Essas compras destacam o desafio que o presidente Lula enfrentará para aprovar a chamada MP das Compensações, que restringe a capacidade dos exportadores e processadores brasileiros de commodities de monetizar certos créditos fiscais.

Victor Martins, gerente de risco para a América Latina da Amius, explicou:

A Abiove, um grupo industrial que representa os principais negociantes de produtos agrícolas, incluindo as conhecidas empresas ABCDs (Archer-Daniels-Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus), já havia alertado que essa medida reduziria os lucros dos processadores de soja.

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso X (Twitter) @mspontocom

Compartilhe: