MS: Criado mercado comum dos Estados do Brasil Central

centralA criação do mercado comum e das instalações de uma Câmara de Comércio foi aprovada pelos chefes de Executivo do Fórum de Governadores Brasil Central, na quinta reunião do ano realizada em Porto Velho (RO).

O evento teve a participação do governador Reinaldo Azambuja, e dos demais governadores que integram o Fórum: o anfitrião Confúcio Moura (RO); Pedro Taques (MT), Marcelo Miranda (Tocantins), Rodrigo Rollemberg (DF) e Marconi Perillo (GO), eleito pelos demais para se manter à frente da presidência da entidade.

A aprovação libera a realização de estudos para adequação das legislações estaduais e outras formalidades, necessárias para alinhamento das políticas tributárias, sanitárias e ambientais. O estudo vai permitir a identificação de produtos de interesse entre os estados e a possibilidade de oferta conjunta para ganhar maior poder de mercado.

O governador Reinaldo Azambuja disse que a medida reforça o consórcio, formado pelos estados a partir do conceito de regionalidade. “Cada estado olhava para si e esquecemos que a lógica da competitividade é a união. Não temos conflitos que nos separam; temos coisas que nos unem. É o Brasil que dá certo, a região que mantém a balança comercial superavitária”.

Outras duas medidas aprovadas na reunião do Fórum foi a criação de uma central de monitoramento do Legislativo federal e o mapeamento de compras governamentais dos estados integrantes.

O primeiro tem objetivo de dar agilidade e até antecipar ações em medidas que possam prejudicar os estados e o segundo, fazer um diagnóstico de despesas com objetivo de efetuar compras conjuntas, reduzindo despesas dos caixas estaduais.

Compartilhe: