Estudantes do 9º ano do ensino fundamental público que pertencem a grupos prioritários poderão participar de curso para recuperação da aprendizagem e preparação para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelos institutos federais (IFs), centros federais de educação tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Lançado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o cursinho oferecerá aulas e atividades de reforço para 78 mil estudantes até 2027.
As inscrições para o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) devem ser realizadas diretamente nos sites das instituições que fazem parte da iniciativa.
Os alunos matriculados receberão uma bolsa de R$ 200 por mês, durante 8 meses, mesma quantia concedida pelo programa Pé-de-Meia, iniciativa do MEC que visa estimular os estudantes a concluírem o ensino médio.
O pagamento da ajuda de custo para permanência será feito pelas instituições após o início dos cursos.
O programa é voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade social e pertencentes a grupos prioritários: aqueles oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo; negros; indígenas; quilombolas; e pessoas com deficiência.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas diretamente nos sites das instituições.
O cronograma das inscrições, o resultado das seleções e o período de início das aulas também serão publicados em seus endereços eletrônicos.
Conteúdo
O intuito do Partiu IF é que estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, acessem o ensino de excelência oferecido pela Rede Federal. Além do reforço escolar, será oferecido apoio psicopedagógico aos estudantes, com o objetivo final de reduzir desigualdades educacionais.
fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom