As parcerias público-privadas (PPPs) que estão em plena execução no Estado de Mato Grosso do Sul são objeto de estudos e análise de especialistas em infraestrutura no Brasil.
Artigo da revista JOTA, destaca as PPPs do Esgotamento Sanitário, Infovia Digital e das usinas fotovoltaicas de Mato Grosso do Sul.
A revista eletrônica JOTA é especializada na cobertura das instituições públicas brasileiras.
A análise feita é de que o sucesso das PPPs são fruto das garantias públicas.
A PPP do Esgotamento Sanitário de 2021 em Mato Grosso do Sul tem como garantia pública o contrato de vinculação de recebíveis, por meio de conta vinculada e conta garantia.
Já a PPP da Infovia Digital, de 2022, firmou a conta vinculada e conta garantia.
Cenário em Mato Grosso do Sul
Criados em 2022, como parte da estrutura de garantias para os contratos de Parcerias Público-Privadas do Estado de Mato Grosso do Sul, a Lei n° 5.830/2022 e o Decreto n° 16.021/2022 garantem a segurança jurídica dos projetos de parcerias.
Firmados a partir de rigorosos estudos para ser um novo marco legal, no âmbito estadual, para concepção, estruturação e gestão de projetos de parceria entre o setor público e o privado.
A lei garante mais qualidade, transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos e, portanto, atrai novos investimentos ao setor. Além de transformar as parcerias em processos cada vez mais transparentes e simplificados, alavancando a infraestrutura do Estado.
Todos os projetos de parcerias de Mato Grosso do Sul, citados pelo artigo da revista JOTA, estão respaldados pela referida lei e decreto.
fonte: Laine Breda
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br