Primeiro autoteste para HIV do Brasil chega às farmácias

actionEsta semana chega às farmácias do Rio de Janeiro o primeiro autoteste rápido para HIV no Brasil.

Desenvolvido pela OrangeLife, ACTION será comercializado em São Paulo e no Espírito Santo a partir do dia 10 de julho e em todo o território nacional até o fim do mês.

Destinado ao uso do público em geral, o autoteste diagnostica de forma simples e rápida anticorpos contra HIV 1/2 por punção digital.

Anvisa

O autoteste aprovado pela Anvisa demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%.

É importante lembrar que a presença do HIV só pode ser confirmada 30 dias depois da exposição ao vírus – seja ela por relação sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas ou demais formas de transmissão do HIV.

 Se o resultado for negativo, a recomendação é que o teste seja repetido 30 dias depois do primeiro teste e outra vez após outros 30 até completar 120 dias da primeira exposição.

O ACTION tem sensibilidade e efetividade de 99,9%, índice maior do que os autotestes que usam saliva, disponíveis em outros países, como os Estados Unidos.

Produção

Segundo o médico italiano radicado no Brasil Marco Colovatti, CEO da OrangeLife, a fábrica no estado do Rio de Janeiro tem capacidade para fabricar 100 mil testes por mês.

Compartilhe: