Procuradores pedem para STF ‘enquadrar’ Gilmar Mendes

mendes-barataProcuradores da República encaminharam nesta quinta-feira uma carta ao STF em que reclamam do “comportamento” de Gilmar Mendes e pedem que a Corte contenha e corrija o ministro, que tem “atos e exemplos que põem em dúvida a credibilidade de todo o Tribunal e da Justiça”. 

“Não é de hoje que causa perplexidade ao país a desenvoltura com que o ministro Gilmar Mendes se envolve no debate público, dos mais diversos temas, fora dos autos, fugindo, assim, do papel e do cuidado que se espera de um juiz, ainda que da Corte Suprema. Salta aos olhos que, em grau e assertividade, e em quantidade de comentários, Sua Excelência se destaca e destoa por completo do comportamento público de qualquer de seus pares”, diz trecho do documento.

 Gilmar Mendes concedeu habeas corpus aos empresários Jacob Barata e Lélis Teixeira, presos na Ponto Final ao julgar o recurso apresentado no STF.

Os procuradores reforçam ainda o pedido de impedimento e suspeição de Gilmar Mendes no caso envolvendo a Operação Ponto Final, apresentado ao STF pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O ministro é padrinho de casamento da filha de Jacob Barata, e é um dos sócios da empresa Autoviação Metropolitana, que tem, no quadro societário, uma empresa de Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, cunhado de Gilmar Mendes

Compartilhe: