Rebanho de MS atinge 22 milhões de cabeças e é o 2º maior do país

rebanhoO rebanho bovino de Mato Grosso do Sul somava 21,801 milhões de cabeças em 2016, conforme aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo IBGE.

O Estado foi escolhido para sediar a apresentação do estudo, que levantou dados sobre criação animal e produções de leite, lã, ovos de galinha e mel em 5570 municípios brasileiros.

Mato Grosso do Sul emplacou cinco municípios entre os 20 maiores produtores bovinos do país:

  • Corumbá: 1,8 milhão;
  • Ribas do Rio Pardo: 1,1 milhão;
  • Aquidauana: 784 mil;
  • Porto Murtinho: 698 mil;
  • Três Lagoas 662 mil.

Mato Grosso

Mato Grosso continua com o maior rebanho bovino do País, contando mais de 30 milhões de cabeças, e o Centro-Oeste retém 34,4% do total nacional que atinge 218,2 milhões de cabeças, segundo o IBGE.

É o segundo maior efetivo de bovinos do mundo (só perde para a Índia) e o segundo maior produtor de carne bovina (atrás apenas dos Estados Unidos). Em percentual, Mato Grosso do Sul detém 10% do rebanho nacional, enquanto Mato Grosso responde por 13,9%.

Mais rebanhos

Com relação aos demais rebanhos, o rebanho de suínos apresentou pequena redução de 1,15% embora em termos de abate há um crescimento de 6,03%, e também diminuíram tanto o rebanho quanto o volume de abate de aves na proporção de 3%.

fonte: (Semagro MS)

Compartilhe: