Startup cria plataforma que auxilia na redução de perdas da soja

Dois agrônomos do Rio Grande do Sul, estado com forte vocação agrícola e terceiro maior produtor de soja, criaram uma startup especializada em auxiliar produtores e técnicos no manejo de doenças desta cultura.

Através da plataforma DigiFarmz, o agricultor, técnico ou agrônomo tem acesso a parâmetros em tempo real para orientar e embasar o manejo das doenças na cultura da soja.

De forma prática, a plataforma DigiFarmz utiliza algoritmos a partir de uma base de dados de 12 anos de pesquisas, anualmente ampliadas e validadas, além de informações de cada fazenda e talhão.

Ao todo, são 18 variáveis bióticas e abióticas que garantem precisão nos parâmetros da DigiFarmz, para assim auxiliar a melhor tomada de decisão no controle de doenças na cultura da soja.

Passo a passo DigiFarmz

Através da DigiFarmz o produtor consegue ter acesso a variáveis que, combinadas, geram orientações personalizadas para a realidade de cada lavoura de soja.

  1. Produtor seleciona as cultivares, fertilizantes, fungicidas e adjuvantes que pretende utilizar, e a plataforma DigiFarmz apresenta os índices de eficácia para cada aplicação, considerando a realidade de cada talhão da lavoura: cultivares, datas de semeadura, doses, locais, fatores climáticos, dentre outros.
  2. Os algoritmos apresentam a data ideal para cada pulverização, considerando o melhor momento para o controle das doenças.
  3. A DigiFarmz sugere o número de pulverizações a serem realizadas, considerando a condição específica da cultura, local, cultivares utilizadas, épocas de semeadura e pulverizações anteriores.
  4. Uma centena de alertas e notificações ajudam o produtor na condução da sua lavoura, com sugestões importantes sobre melhores práticas no campo, auxiliando no manejo anti-resistência e principalmente focando na otimização dos insumos e aumento das produtividades.
  5. A DigiFarmz possui ainda uma série de relatórios e painéis através dos quais o produtor ou engenheiro agrônomo conseguem analisar de forma ampla, ou mesmo em detalhe, todos os pontos importantes na condução e manejo de doenças das suas áreas de soja.

 

Compartilhe: