Startup lança aplicativo que cria uma microeconomia dentro da sala de aula

A startup  Investeendo de impacto social e educacional focada em educação financeira e empreendedora para jovens de periferias brasileiras, criou um sistema de gamificação escolar e, recentemente, lançou um aplicativo para criar uma microeconomia na sala de aula para que estudantes possam receber, investir e gerir moedas digitais.

O aplicativo ainda está em fase de testes, mas já se apresenta como um grande aliado de professores e equipe pedagógica na difícil tarefa de ensinar.

Sou um dos  professores que é apoiador do ensino de empreendedorismo e finanças para os alunos, pois para mim isso realmente pode mudar os rumos de suas vidas. Com a metodologia da Investeendo, fica mais palpável mostrar aos alunos essa importância. Realmente acredito que com as metodologias corretas e aplicadas de forma coerente, podemos mudar muitas vidas”, afirma Ricardo Eduardo Azanha, instrutor em um curso profissionalizante.

Estudantes aprendem de forma intuitiva

Para ter benefícios e trocar por prêmios, as moedas são utilizadas no aplicativo e, para serem conquistadas, os alunos devem completar missões dadas pelos professores, fazer investimentos em renda fixa e variável e até receber transferências de outros colegas e dos professores.

As missões são personalizáveis e podem ser configuradas pelos gestores escolares, como a entrega de uma atividade dentro de um determinado prazo ou a redução do lixo jogado no chão da sala de aula ao longo do mês.

Desta forma, ao associar o recebimento de moeda como resultado de um trabalho realizado, os estudantes são ensinados a relação entre dinheiro e trabalho.

“Quando pensamos em desenvolver uma versão digital da nossa solução, tínhamos em mente desde o início que não queríamos concorrer com o tempo que o professor tem em sala. Isso quer dizer que não era nossa intenção fazer com que os estudantes ficassem presos a um aplicativo a aula inteira. Foi então que decidimos criar um aplicativo gamificado que funciona em um totem fora da sala de aula, e que cria uma microeconomia simulada na escola inteira. Dessa forma, o jogo de verdade acontece na vida do aluno, e o aprendizado é ainda mais significativo.”, explica Sam Adam Hoffmann, CEO da Investeendo.

Na aba de “investimentos”, é possível multiplicar as suas moedas, por exemplo: ao investir 100 moedas em um LCI (modalidade de  investimento – Letra de Crédito Imobiliário), após alguns dias, é possível resgatar 110.

Desta forma e de maneira prática, é fácil compreender sobre as diferentes modalidades de investimento, os efeitos dos juros e principalmente que “apostas” não são uma forma de investimento. Isso porque existe um simulador de apostas, a oncinha, onde sempre que o estudante aposta, ele perde as moedas colocadas.

Nas “transferências”, os jovens podem realizar negociações privadas com professores ou colegas, estimulando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, especialmente as relacionadas à negociação, iniciativa e tomada de decisão.

A lojinha é repleta de itens ou benefícios que são liberados pelos professores. Ela é uma funcionalidade que permite reconhecer o valor do dinheiro e, consequentemente, do trabalho envolvido em recebê-lo, bem como desenvolver competências de pensamento estratégico e o ato de poupar para comprar algo desejado.

Para aprender a administrar seus recursos, há também uma aba “inventário”, que permite o uso de itens dentro da validade, como o escudo protetor, que possibilita ao estudante refazer uma avaliação em que obteve uma nota baixa, ou a  dupla explosiva, que permite realizar em dupla uma atividade designada para ser individual. A duração dos itens também pode ser definida pelos professores e gestores.

Aplicativo pode ser baixado ou utilizado em totens

No momento, o app está disponível para as escolas e empresas que utilizam a metodologia da Investeendo.

Eles também são instalados nas escolas e possuem diversos modelos, se adequando à realidade de cada local de estudo.

Para acessar sua conta, cada aluno recebe um cartão físico com um QR Code único e exclusivo.

Para controlar a turma, as moedas e até as trocas e inventário dos alunos, os professores e gestores possuem uma plataforma própria que permite acesso em tempo real dos relatórios.

Desta maneira, é possível criar estratégias personalizadas e assertivas de acordo com as necessidades dos alunos. Mais informações em www.investeendo.com

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