
Buscando uma forma de ajudar as pessoas com a crescente onda que vem causando angústia, adoecimento mental e sofrimento psíquico devido a pandemia do coronavírus, começou a funcionar nessa semana, no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, o projeto Telepsicologia, que utilizará as ferramentas de comunicação _on-line_ para realização de atendimento.
“Acadêmicos do 10º semestre realizarão o plantão telefônico, preparados para atender todas as pessoas que se sentirem fragilizadas por conta da pandemia. Os interessados ligam para a clínica, efetuam o cadastro com as orientações iniciais e, caso se enquadre nos pré-requisitos para o atendimento, receberão a ligação telefônica pelo Plantão Psicológico. A atividade faz parte do estágio obrigatório acadêmico e é totalmente acompanhada pelos psicólogos supervisores”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flávia Feroldi.
Uma central de atendimento foi montada no Serviço Escola de Psicologia, com computadores e telefones.
O acadêmico que, por diferentes motivos, não puder se deslocar para a Universidade, poderá também fazer os atendimentos de sua própria casa.
“Todos os acadêmicos do último semestre passaram por uma semana de capacitação sobre ética, sigilo, postura, atendimento psicológico por meio de ferramentas tecnológicas, avaliação inicial, acolhimento e aconselhamento”, acrescentou a docente.
Os telefones disponíveis para agendamentos são: 3312-3705 ou 3312-3715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.