Quinta, 14 de outubro de 2026 · Campo Grande, MS
Brasil

China vê Lula como “frango assado”, diz economista

Segundo Troyjo, China enxerga governo Lula como ingênuo

A China vê o atual governo federal atuar com ingenuidade em negociações comerciais, afirmou nesta 3ª feira o economista e cientista político Marcos Troyjo.

A avaliação foi feita durante a Conferência Magna do Congresso Aço Brasil 2026, em São Paulo.

Ao responder perguntas de representantes da cadeia do aço após apresentação sobre o cenário geopolítico internacional, Troyjo disse ser a favor da abertura comercial para outros países, mesmo em um contexto em que grandes nações vêm se fechando e criando mecanismos de proteção.

Defendeu, no entanto, que o Brasil não pode ser “trouxa” nas negociações.

“O que eu talvez seja contra não é a abertura comercial, mas a ingenuidade comercial, achar que os outros têm uma solidariedade com você porque você compartilha a mesma ideologia, ou você faz parte do ‘Sul Global’, que está muito agora em voga falar. Eu vejo isso muito, por exemplo, no atual governo, um governo muito ingênuo no Brasil”, declarou.

O economista diz ver “ingenuidade” da parte do governo brasileiro especialmente nas tratativas com a China.

Segundo Troyjo, os chineses veem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como alguém “facilmente ludibriado, enganado, faixa branca”.

“O presidente da República, por exemplo, ele vê ali um grupo de chineses, ele diz: ‘Puxa, amigos’. Eu acho que ele está conversando com amigos que têm os mesmos interesses que ele. E os chineses olham para o presidente da República e veem, não sei se você se lembra daqueles desenhos de antigamente, que você tem 2 personagens andando no deserto, um deles está com tanta fome que olha para o outro e vê um frango assado”, afirmou.

ACORDOS COMERCIAIS

Para Troyjo, a melhor forma de abrir a economia brasileira é por meio de acordos comerciais. Ele defende o que classifica como “abertura equilibrada” para melhorar a competitividade do país.

É ótimo te-lo como leitor. Continue na companhia do mspontocom em: https://mspontocom.com.br/ ou https://www.facebook.com/rafael.rodrigues.14038/