Sexta, 21 de agosto de 2026 · Campo Grande, MS
Brasil

Mensagens confirmam atuação de Lulinha e sócia na Dataprev

Lulinha e roubo dos aposentados do INSS

Mensagens obtidas pela Polícia Federal confirmam a atuação de Fábio Luís Lula da Silva, de alcunha Lulinha, e de sua sócia, Roberta Luchsinger, em articulações envolvendo a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados utilizados pelo sistema previdenciário.

As informações foram reveladas pela revista Veja.

O caso integra uma série de investigações abertas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a atuação do grupo em diferentes órgãos e empresas públicas.

A apuração sobre a Dataprev surgiu a partir da análise das comunicações de Roberta, cujo sigilo telemático foi quebrado por determinação de Mendonça.

Em uma das conversas, Roberta questiona um empresário ligado a Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, sobre o andamento das articulações na estatal.

“Ta indo tudo ok na Dataprev ou preciso apertar Gabas?”, escreveu.

A referência seria a Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência Social.

Na época, uma instrução normativa estabelecia restrições tecnológicas que dificultavam descontos em folha relacionados a empréstimos concedidos a aposentados.

Segundo a investigação, o grupo tinha interesse em superar esses obstáculos para facilitar negócios relacionados ao sistema previdenciário.

Pressão sobre agentes públicos

No caso da Dataprev, a mensagem sobre Carlos Gabas é considerada relevante porque demonstra a disposição de Roberta em acionar contatos políticos para interferir no andamento de medidas de interesse dos empresários com quem mantinha relações.

A pergunta “preciso apertar Gabas?” aparece no momento em que o grupo acompanhava as dificuldades para avançar com as operações relacionadas aos empréstimos consignados.

Para a PF, as comunicações fazem parte das evidências que sustentam a investigação por tráfico de influência, corrupção e lavagem de dinheiro.

Continue na companhia do mspontocom em: https://mspontocom.com.br/ ou https://www.facebook.com/rafael.rodrigues.14038/