Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

O BC (Banco Central do Brasil) concedeu  autorizações de funcionamento que permitem a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp.

A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”.

As transferências pelo aplicativo de mensagens só poderão ser feitas por meio da Visa ou da MasterCard, que receberam autorizações de 2 arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago.

As autorizações não incluem os pedidos da Visa e da MasterCard para funcionamento dos arranjos de pagamentos de compras vinculados à plataforma Facebook Pay.

Esta modalidade segue em análise.

Segundo o BC, as operações poderão ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo aplicativo.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a ferramenta deve ficar disponível em breve e será uma inovação financeira ao juntar mensagens, conteúdo e meios de pagamentos.

O 1º serviço a ser disponibilizado pelo WhatsApp é o P2P (peer to peer), que permite transações entre pessoas.

Posteriormente, há intenção do aplicativo em realizar o P2M, que é a transação entre pessoas e estabelecimentos. O lançamento foi feito em junho de 2020.

fonte Poder 360

Compartilhe: