IBOPE divulga Ranking Digital dos clubes brasileiros de futebol

Na edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o crescimento de 2,2 milhões de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados, com destaque para: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Juntos, os cinco clubes foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de inscrições, ou 62% do total entre todos os clubes no período.

Flamengo, campeão carioca de 2021, figura na liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro obteve desempenho similar a abril, próximo de 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. 38% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram. Com o resultado, o clube atingiu os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais, feito inédito para clubes de futebol da América do Sul. O clube também liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas no último mês.

São Paulo, motivado pelo título paulista de 2021, novamente figura na segunda posição no crescimento mensal ao somar 344 mil novas inscrições e ultrapassou a marca de 17 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O resultado de maio é o segundo maior de toda a série histórica (desde julho de 2016) do clube, muito próximo de agosto de 2019, mês da apresentação de Daniel Alves, que na época somou 349 mil novos inscritos. O desempenho tricolor foi obtido principalmente em suas contas oficiais no TikTok (15% de participação), Instagram (15%) e YouTube (50%). Nesta última, inclusive, liderou o crescimento mensal de inscrições da “SPFCTV”, seu canal oficial no YouTube, entre todos os 50 clubes brasileiros analisados no estudo.

Corinthians completa o pódio com os três maiores crescimentos em volume absoluto de novas inscrições no mês de maio, ao somar mais de 270 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O desempenho corintiano foi focado em seus perfis oficiais no TikTok (37% de participação) e no Instagram (37%).

Palmeiras somou 121 mil inscritos no combinado de suas redes. O crescimento alviverde foi concentrado em seu perfil oficial no Instagram, responsável por 41% de seu resultado em maio. O clube ainda ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores em seu perfil no TikTok e, se torna a terceira conta entre times de futebol no país com mais de 1 milhão de seguidores nesta plataforma.

Grêmio, também campeão de seu campeonato estadual, fecha o grupo dos cinco maiores crescimentos absolutos do mês ao somar mais de 116 mil novas inscrições. Atualmente, cerca de 50% do crescimento gremista é proveniente de seu perfil oficial no Instagram. Já o Vasco se destaca ao bater a marca de 1 milhão de inscritos na Vasco TV, em seu canal oficial no YouTube.

Cuiabá segue desenvolvendo seu alcance digital. Assim como nas duas últimas divulgações, o clube saltou três posições ao registrar crescimento de sua base em mais de 9% no último mês, a maior variação de crescimento entre todos os clubes analisados e chega a 43ª colocação. O Red Bull Bragantino também avançou uma posição e figura atualmente em 28º no ranking geral.

Compartilhe: