Fundação Lemann, Natura e Estadão promovem seminário para discutir o futuro da Educação

Na próxima quinta-feira, 15 de julho de 2021, das 10h às 12h30, Fundação Lemann, Instituto Natura e Estadão, em parceria com Estadão Blue Studio, realizarão o seminário “O Futuro das Avaliações Educacionais: evidências para promover aprendizagem”.

No evento, serão apresentadas seis recomendações inéditas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

O debate também irá abordar experiências de avaliação na pandemia e os impactos nos processos de alfabetização com a suspensão das aulas presenciais.

O evento será dividido em três painéis (mais informações abaixo) e terá transmissão ao vivo na TV Estadão e nas redes sociais do jornal.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada na landing page do seminário.

PROGRAMAÇÃO

“O FUTURO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: EVIDÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM”

PAINEL 1

Repensando o SAEB: perspectivas para o futuro da avaliação nacional

A OCDE foi convidada a realizar uma análise (policy review) sobre o SAEB e as mudanças que têm sido debatidas pelo Governo Federal e especialistas, levando em consideração a aprovação da BNCC no Brasil e experiências internacionais. Para onde vai o sistema de avaliação brasileiro comparado ao mundo e olhando a aprendizagem no século XXI?

PAINEL 2

Importância e desafios da avaliação no contexto da Covid-19

O contexto atual da pandemia do novo coronavírus no Brasil impõe desafios e reforça, ainda mais, a necessidade de compreender os impactos da crise na aprendizagem dos estudantes. Nesta mesa serão discutidas experiências de avaliação na pandemia e modelos possíveis para apoiar a aprendizagem na retomada das escolas.

PAINEL 3

Alfabetização na idade certa: diagnóstico e intervenções

Na terceira mesa, serão aprofundados os processos de leitura e de escrita, tão impactados pela suspensão das aulas presenciais, e tão fundamentais para o sucesso na trajetória escolar dos alunos.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br.

Siga nas redes: TwitterInstagramFacebook e LinkedIn.

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995.

Saiba mais em: institutonatura.org

Compartilhe: