Inscrições abertas para o Jovem Senador para estudantes do Ensino Médio

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2022 estão abertas até o dia 25 de março.

Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso.

Em seguida, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores de cada estado e do Distrito Federal.

Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.

Jovem Senador

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 21 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Os jovens senadores serão selecionados de acordo com as regras estabelecidas no regulamento que se encontra no site do Senado Federal disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a respectiva secretaria de Educação.

A escola deve orientar os professores e alunos a fazerem o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site senado.leg.br/jovemsenador.

Mais informações e esclarecimentos sobre o Programa Jovem Senador 2022, na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, por intermédio dos telefones (67)3318-2341/2329.”

Veja a folha de redação e a ficha de inscrição do Jovem Senador 2022.

fonte: Adersino Junior, SED

 

Compartilhe: