Levantamento divulgado hoje pelo MPF (Ministério Público Federal) contabiliza 935 investigações paralisadas em todo o país pela decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu os processos que tenham utilizado dados financeiros detalhados sem ordem judicial.
O número leva em conta inquéritos policiais, procedimentos investigatórios criminais e ações penais que tramitam com a atuação do MPF.
No final de outubro, esse número foi estimado em 700 investigações paralisadas, mas agora o dado foi atualizado por um novo levantamento feito pelas Câmaras do MPF.
Nesta quarta-feira (20) o STF vai julgar os limites e as regras de colaboração de autoridades financeiras em investigações criminais.
Os ministros do Supremo deverão analisar em quais circunstâncias órgãos como a Receita Federal e o antigo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) podem enviar informações sobre suspeitas de crimes ao Ministério Público.
fonte: Felipe Amorim do UOL, em Brasília