Os investimentos previstos no setor de florestas em Mato Grosso do Sul vão tornar o Estado o primeiro do ranking nacional de produção de celulose já a partir de 2017.
Essa projeção foi reforçada por Beatriz Milliet, diretora de Relações Governamentais e Institucionais da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) na palestra “Panorama da Indústria de Árvore Plantada” no seminário “Panorama do Setor Florestal Mundial, Brasileiro e Sul-Mato-Grossense”. (Ouvir palestra link no final da página)
O seminário foi aberto pelo governador Reinaldo Azambuja, que falou sobre as propostas do governo do Estado para solucionar os gargalos logísticos e tornar Mato Grosso do Sul mais competitivo.
Uma das frentes é a negociação para a retomada da ferrovia. “Com ela vamos ganhar potencial e teremos mais competitividade. A perenização da Hidrovia Paraná-Tietê também é um avanço logístico para o setor florestal do Estado”, disse.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, ministrou a palestra “Cluster Florestal Sustentável” e apresentou os dados regionais das florestas plantadas. (ouvir palestra abaixo)
Panorama do setor
Mato Grosso do Sul conta atualmente com 920 mil hectares de plantação de eucalipto.
A projeção da Reflore-MS e Famasul é de que o Estado chegue a 1 milhão de hectares até o fim do ano – nos últimos 10 anos o crescimento médio da área plantada de florestas em Mato Grosso do Sul foi de 22%.
Clique nos links abaixo para fazer download das apresentações do secretário Jaime Verruck e da diretora do Ibá, Beatriz Milliet.
- Panorama da Indústria de Árvore Plantada – Beatriz Milliet (Ibá)
- Cluster Florestal Sustentável – Jaime Verruck (Semade)