Concurso Público Assembleia Legislativa MS – Manifesto

manifestoMANIFESTO DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou seu primeiro concurso público da história no ano de 2016, depois de sofrer pressão popular e também por parte do Ministério Público.

Atualmente, a Casa conta com mais de mil servidores em seu quadro, sendo que mais de 90% deles exercem cargos comissionados.

Ademais, até hoje não existe nenhum servidor que adentrou o órgão por meio de concurso público, haja vista que, até o momento, nenhum aprovado no concurso foi nomeado.

A previsão inicial dada pelo Presidente da ALMS, Junior Mochi, era a de que os aprovados no concurso seriam convocados já no mês de fevereiro de 2017.

Contudo, essa promessa foi, e continua sendo, adiada mês a mês, inexistindo uma data definida para que eles efetivamente sejam nomeados.

Nesse contexto, os aprovados neste primeiro concurso se organizaram e criaram uma Comissão para reivindicar eficiência, transparência e moralidade na nomeação de servidores públicos na Assembleia Legislativa.

Entre suas reivindicações estão: a nomeação imediata de todos os aprovados dentro do número de vagas do edital; e a nomeação dos demais aprovados, fora das vagas, no decorrer do prazo de validade do concurso.

A nomeação de candidatos aprovados, ainda que fora das vagas prevista no edital, é imprescindível para atender à Constituição Federal e à Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que garantem, em decorrência do princípio da moralidade, que deve existir paridade (igualdade) entre o número de servidores comissionados e o de servidores concursados.

Assim, é necessário que pelo menos a metade dos servidores da Casa sejam concursados, o que exigiria a exoneração de pelo menos a metade dos servidores comissionados e a convocação de cerca de 500 aprovados em concurso público, ainda que fora das vagas previstas no edital.

COMISSÃO DOS APROVADOS CONCURSO PÚBLICO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL

Compartilhe: