Com participação de brasileiros, missão espacial busca novas Terras

exoA Agência Espacial Europeia (ESA) selecionou a missão PLATO para iniciar seu desenvolvimento e tem o objetivo de procurar exoplanetas.

“PLATO buscará por exoplanetas pelo método dos trânsitos, mas o fará com muito mais precisão que os experimentos anteriores”, explicou Eduardo Janot Pacheco, astrônomo da Universidade de São Paulo e coordenador do programa no Brasil.

Ênfase especial será dada à busca de planetas do tipo terrestre orbitando gêmeas solares em sua zona habitável – isto é, em distâncias da estrela que possibilitem a existência de água líquida na superfície do planeta.

Diversos centros de pesquisa brasileiros já colaboram com a missão PLATO, com contribuições científicas e de engenharia (software e hardware).

“Com isso, teremos acesso aos dados do satélite, num regime de compartilhamento com os outros países que fazem parte do projeto”, afirmou Janot.

O desenvolvimento de PLATO será feito pelo Programa Científico da ESA, que o selecionou como seu projeto médio do ciclo “Cosmic Vision 2015–25”, e a previsão de lançamento é 2026.

Compartilhe: