Com saldo positivo de geração de 19.170 empregos formais entre janeiro e setembro, Mato Grosso do Sul passou a ocupar o 2° lugar no ranking brasileiro no período, e pode gerar mais de 5 mil vagas temporárias para o fim do ano.
Desse total, cerca de 40% das vagas devem se concentrar na Capital.
A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS).
A estimativa de abertura de vagas representa praticamente a mesma, na comparação com o ano passado, pois o cenário é de cautela, explica a economista da entidade Daniela Teixeira Dias.
“O índice de confiança do empresário do comércio por exemplo, está maior que no início da instabilidade econômica, e maior que o ano passado. É o incremento superior a 10%, o índice de confiança do empresário. Novamente a intenção de consumo voltou a zona positiva. E diante desses aspectos, o índice de confiança do empresário tende a continuar melhorando. E isso pode repercutir na contratação de temporários”, detalha.
Geração de empregos
Balanço de setembro divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), coloca Mato Grosso do Sul com melhor desempenho dos últimos quatro anos na geração de emprego para o mês. O
saldo acumulado indica que o Estado gerou 917 empregos com carteira assinada, acompanhando o crescimento nacional, que aponta geração de 157.213 postos de trabalho no mesmo período.
Facilitadora
A Funtrab mantém contato com as empresas para fazer o cadastro das vagas temporárias, porém, os empresários também podem procurar a Fundação para promover a oferta de emprego.
O cadastro pode ser feito de três formas: via telefone (67) 3320-1414, através do e-mail captacaofuntrab@hotmail.com ou diretamente em uma das 31 unidades da Funtrab no Estado.
Em Campo Grande, a fundação está situada na rua 13 de Maio, n° 2.773 Centro.
fonte:Mireli Obando, Comunicação de MS