Em mais uma tentativa de pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a pautar o projeto de lei que prevê a prisão em segunda instância, um grupo de senadores entregou um abaixo-assinado a Alcolumbre.
Assinado por 43 senadores – mais da metade da casa, composta por 81 membros – o documento é uma iniciativa do líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), que tenta contornar um acordo feito entre os líderes da Câmara e do Senado no fim do ano passado.
“Nós temos 43 assinaturas, que de 81 senadores, é uma forma de fortalecemos o presidente Davi Alcolumbre dizendo: paute, porque mais da metade, da maioria absoluta dos senhores senadores, querem que paute e vão aprovar esse projeto de lei do Senado”, disse.
Líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (PR) afirmou que os brasileiros estão “assistindo alguns retrocessos visíveis no combate à corrupção no país”.
Segundo ele, o “golpe maior” foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que retirou a possibilidade da prisão em segunda instância.
Agora está nas mãos de Alcolumbre a decisão de pautar ou não o texto para ser deliberado no plenário do Senado.
O presidente do Senado defende, no entanto, que os senadores mantenham o acordo feito no ano passado e esperem o texto da Câmara.
foto: Poder 360