No Brasil, começam a ser desenvolvidas duas iniciativas pelo Instituto Vita Alere, referência na prevenção e posvenção do suicídio.
A primeira – o site mapasaudemental.com.br/ – já foi lançada, com apoio do Google, Unicef e ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio).
E a segunda, com apoio do Google.org, é uma cartilha que acaba de ser apresentada, como uma prévia das comemorações à campanha Setembro Amarelo.
A cartilha nasceu da constatação de que existe uma dificuldade para as pessoas pedirem ou oferecerem ajuda e de saberem quando e onde a buscar, e com o objetivo de unir pessoas em sofrimento psíquico com locais que oferecem atendimento gratuito online ou presencial.
Reúne em um único local as informações, serviços e estratégias sem custo e voluntárias capazes de atender a população do Brasil todo.
Uma das funcionalidades é um diagrama que mostra onde achar apoio para cada tipo de problema.
Além disso, há uma lista de sintomas e sinais, físicos e psicológicos, como tristeza persistente, preferência pelo isolamento, irritação, agressividade e tédio, e quais estão relacionados a cada um dos seguintes transtornos: ansiedade, depressão, transtorno do pânico, síndrome de Burnout e Transtorno Afetivo Bipolar. Também são abordados sintomas pós eventos traumáticos.
O guia não se destina a avaliar uma pessoa, mas orientar onde conseguir ajuda.
A cartilha ainda mostra descrições dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Por fim, há uma lista de serviços emergenciais, orientações para professores e a imprensa e uma relação de Direitos e Políticas Públicas.