Sinais de vida extraterrestre são encontrados em Vênus

Cientistas encontraram evidências convincentes de que podemos não estar sozinhos no universo.

Uma bioassinatura foi encontrada em abundância na atmosfera de Vênus, entre 60 e 130 quilômetros da superfície, indicando sinais de vida no planeta.

A descoberta foi realizada por pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos utilizando dados dos telescópios James Clark Maxwell, no Havaí, e Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile.

Os dados da descoberta foram publicados hoje (14) na revista Nature Astronomy e revisados por pares.

Uma descoberta inesperada

Foram necessários seis meses de análises de dados para os pesquisadores dizerem com certeza que haviam detectado fosfina na atmosfera de Vênus. E o principal objetivo do estudo não era a fosfina, na verdade.

“Esta foi uma experiência feita por pura curiosidade, aproveitando a poderosa tecnologia do JCMT, e pensando em instrumentos futuros. Pensei que seríamos capazes de descartar cenários extremos, como as nuvens sendo recheadas de organismos. Quando tivemos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, foi um choque!”, disse Jane Greaves, principal autora do estudo.

Vênus tem a mesma idade da Terra e especula-se que, por estar na zona habitável e ser um planeta rochoso, seu passado pode ter sido semelhante ao do nosso planeta, de uma atmosfera estável, um clima agradável e água em abundância — características que favorecem a evolução da vida.

 

fonte: Socientíca

Compartilhe: