Bolsonaro age como ditador ao ameaçar fechar jornais, diz associação de jornalistas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota de repúdio ao  ataque do presidente Jair Bolsonaro à imprensa.

Para a Abraji, Bolsonaro age como ditador e autocrata ao defender o fechamento de três jornais e um site cujas publicações lhe desagradam.

“A Abraji repudia as declarações do presidente. Ele se diz democrata, mas seus atos e palavras apontam na direção oposta. Autocratas e ditadores costumam usar estratégias discursivas para defender o fechamento de jornais, diz trecho da nota da entidade.

Em live transmitida nessa segunda-feira (15) pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente afirmou que “o certo” para acabar com as fake news seria tirar de circulação alguns dos principais veículos do país.

“Na minha página ou na página de qualquer um, com todo respeito, é a página do presidente da República. Eu sou qualquer um, do povo: proibir anexar imagens a título de proteger fake news? O certo é tirar de circulação —  tirar de circulação GloboFolha de S.PauloEstadão, [site o] Antagonista, [que] são fábricas de fake news”, declarou.

Compartilhe: