A mídia russa é uma poderosa máquina de propaganda.
Os meios de comunicação russos foram controlados de perto pelo governo nas últimas décadas e, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, muitos jornalistas e editores foram transformados em simples porta-vozes da linha do governo.
Mas alguns exemplos recentes de desafio jornalístico mostram que o Kremlin não pode garantir o controle total sobre os jornalistas russos durante a guerra.
Ao mesmo tempo, o acesso dos russos a informações on-line sobre a guerra desafia constantemente as mentiras do Kremlin sobre a invasão.
Alguns jornalistas russos deixaram o país desde o final de fevereiro, enquanto outros se demitiram de seus empregos.
PARE A GUERRA
A editora de notícias da televisão russa Marina Ovsyannikova entrou no estúdio da estação de TV estatal Rússia 1 em 14 de março de 2022 e segurou uma placa atrás da apresentadora que dizia “sem guerra” em inglês e “pare a guerra, não acredite na propaganda” em russo. Seu protesto foi interrompido em segundos, mas iluminou uma fresta na mídia russa alinhada ao Estado.
TV CADA VEZ MENOS POPULAR
Um levantamento realizado pelo Centro Analítico Yuri Levada, uma organização independente de pesquisas com sede em Moscou, mostra que a televisão é uma força em declínio na Rússia.
Enquanto 88% dos russos usavam a TV como principal fonte de notícias em 2013, em 2021, essa taxa caiu para 62%, segundo o Centro. Durante o mesmo período, a porcentagem de russos que usam as mídias sociais como fonte primária de notícias aumentou de 14% para 37%.
fonte: NIEMAN LAB, Poder 360