O Instituto Brasil Israel (IBI) vai aproveitar esta quinta-feira, 9, Dia Internacional contra o fascismo e antissemitismo para lançar para todo o País o Guia contra o Antissemitismo.
O manual será distribuído gratuitamente para ajudar a população a identificar os casos de discriminação contra os judeus e saber como agir.
De acordo com o Instituto, somente a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro registrou 87 relatos de crimes de racismo e xenofobia contra a comunidade judaica depois do início da guerra, que completou um mês esta semana. Antes, a média era 3,5 casos por mês.
Cinco dicas de como reagir diante de um comportamento antissemita
- Interromper e estabelecer limites: “Vamos pausar a conversa, esse tipo de linguagem e comportamento não é aceitável aqui”
- Presumir boas intenções e explicar o impacto da fala. “Talvez você não queira fazer mal, mas o que você acabou de dizer machuca”
- Colocar em em perspectivas universais: “Você não pode fazer uma generalização sobre um grupo de pessoas com base em suas interações com uma pessoa ou um pequeno grupo, ou no que você ouviu falar”
- Faça uma pergunta: “O que você quer dizer com esse comentário?”
- Faça conexões com o contexto histórico: “O que você disse fortalece um velho estereótipo. Vamos falar sobre de onde isso vem.”
fonte: Roseann Kennedy, Estadão
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Nosso twitter: @mspontocom